'O espelho reflecte certo; não erra porque não pensa.
Pensar é essencialmente errar.
Errar é essencialmente estar cego e surdo'
Alberto Caeiro

Sentidos

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

????????????????

Novo passatempo/concurso



Que autor e em que obra?

«Entre nós, a renovação demasiado rápida dos quadros dirigentes (isto é, comedores) nunca lhes deu tempo a polir-se (…) Os arrivistas de todas as épocas, os mercadores do Império, os arrieiros e boleeiros (…) e em geral os novos-ricos (…) com raras excepções, não se têm demorado na berlinda ou à mesa o tempo suficiente para adquirirem maneiras (…); daí, esta atmosfera (…) de salve-se quem puder, de vamos lá acabar com isto, antes que isto nos acabe… Nesta terra tudo é efémero, as fortunas do poleira e as do dinheiro, todos sobem e descem, ou caem, num abrir e fechar de olhos. Os regimes improvisados rodeiam-se de uma camarilha de cascas-grossas e bacharéis sequiosos de boa vida (…). A capilaridade-relâmpago é, no exercício do mando e do poder, o mesmo que na fome de iguarias e ucharias: sôfrega e sobranceira. Sabem que não duram muito, que outros em baixo e ao lado estão igualmente ansiosos de mandar e comer, e não tardarão a empurrá-los para fora do poleiro e da mesa do orçamento».

Ora aqui temos mais um passatempo/concurso da http://aminhatravessadoferreira.blogspot.com/. É também dedicado a todos os leitores do Espelho, cuja culaboração (com o) muito se agradece.
Estes excertos são de um texto de um grande escritor Português do século passado, com obra vasta e que viveu no estrangeiro uma parte da sua vida. E mais não digo. O desafio que aqui se deixa é: quem é ele e de qual dos seus livros os excertos são retirados?


As respostas têm de ser dadas na Travessa até às 24:00 (TMG) da próxima segunda-feira, dia 21. Como sempre haverá dois prémios que serão dois livros. Ou, quem sabe, três, que é a conta que-deus-fez… Depende do número de participantes e… das respostas.

E é tudo. Obrigado e boa sorte.

???????????????????

Sem comentários:

Copyright © - EspelhoSentido - is proudly powered by Blogger